Notícias e Artigos

Além de monitorar diariamente as principais fontes de informação dos segmentos alcançados pela nossa equipe de especialistas, selecionamos notícias importantes para compartilhar com o público em geral. Confira abaixo o conteúdo atualizado por nossos colaboradores.

AGRONEGOCIO

A “NOVA” CÉDULA DE PRODUTO RURAL (CPR)

A LEI Nº 13.986, DE 7 DE ABRIL DE 2020 passou a permitir que a Cédula de Produto Rural- CPR seja emitida de forma escritural (eletrônica) e em moeda estrangeira, por residentes no país ou estrangeiros, agroindústrias de beneficiamento e até para produtos não negociados na Bolsa de Valores.

Leia Mais »
AGRONEGOCIO

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA NO AGRONEGÓCIO: CRÉDITOS PRESUMIDOS DE PIS E COFINS (INSUMOS)

PIS e COFINS. Esse crédito reduz o valor do PIS e COFINS a recolher pela agroindústria. Mesmo que a compra de insumos (grãos, por exemplo) seja desonerada de PIS e COFINS (com alíquota zero ou pela suspensão), a incidência dessas duas contribuições sobre a receita da posterior venda de produtos alimentícios, onerando-a, torna legítimo o aproveitamento do crédito presumido de PIS e COFINS pela agroindústria.

Leia Mais »
AGRONEGOCIO

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA NO AGRONEGÓCIO: INSS PATRONAL

É possível fazer a recuperação do INSS Patronal exatamente sobre as verbas já pacificadas pela Receita Federal e pelos Tribunais Superiores. Realizado na esfera administrativa, esse trabalho permite que o crédito apurado seja compensado, mês a mês, com débitos tributários de sua empresa, até se esgotar.

Leia Mais »
AGRONEGOCIO

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA NO AGRONEGÓCIO

Há diversas oportunidades de recuperação de créditos tributários e/ou de tributos pagos indevidamente por ela, com destaque para INSS patronal (contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos), PIS e COFINS monofásicos, PIS e COFINS sobre insumos, ICMS sobre produtos utilizados na atividade agrícola e contribuições parafiscais (terceiros).

Leia Mais »
AGRONEGOCIO

O QUE É A PARCERIA RURAL?

A lei nº 4.504/64 define que a parceria rural é uma modalidade de contrato agrário onde uma pessoa se obriga a ceder à outra, por determinado tempo, o uso específico de imóvel rural (sendo uma parte ou partes dele).

Leia Mais »
plugins premium WordPress