O que é uma planejamento sucessório?
Planejamento sucessório é a oportunidade de se realizar em vida, toda a divisão de seus bens aos seus herdeiros, gerando economia quanto aos tributos, evitando processos judiciais que perduram por 10, 15 anos, fazendo com que sua vontade e a de seus herdeiros sejam debatidos em vida, evitando brigas e conflitos familiares.
O Que é uma Holding Patrimonial Familiar?
Resumidamente, é uma empresa patrimonial constituída com a finalidade específica de administrar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas (familiares).
Ou seja, ao invés de as pessoas físicas possuírem bens em seus próprios nomes, passam a possuí-los através de uma pessoa jurídica – a Holding patrimonial.
Com isto, ainda facilita-se a administração dos bens e a sucessão hereditária, garantindo a manutenção das empresas em nome de herdeiros. Além disso, esta sociedade pode ter maiores benefícios fiscais e proteção patrimonial.
Em suma, trata-se de uma pessoa jurídica (empresa patrimonial) que possuirá, sob sua titularidade, os bens antes pertencentes aos patriarcas (ascendentes), como um importante tipo de planejamento sucessório.
Como funciona uma holding familiar?
A holding familiar é uma espécie de empresa, chamada muitas vezes de empresa cofre. Cofre porque ela protege o patrimônio da família, traz benefícios tributários e garante a divisão de seus bens para seus herdeiros, sem necessidade do processo de inventário.
Para quem é indicado fazer uma holding familiar?
Ao contrário do que muitos pensam, a holding familiar não é somente para pessoas ricas, com grande patrimônio. Para você ter sua holding familiar, basta você estar vivo e ter pelo menos um bem imóvel. Nada mais!
Quais os principais benefícios de se fazer um planejamento sucessório através de um holding familiar?
Garantia de pacificação entre herdeiros e membros da família; evita processos judiciais morosos como o inventário e testamentos; protege os bens familiares; garante economia quanto ao pagamento de impostos pagos sob herança.
Eu perco a administração dos meus bens dentro da holding?
De maneira nenhuma. No sistema da holding familiar, o proprietário original dos bens tem garantida total de administração, uso e gozo dos bens até o dia de seu falecimento, através de cláusulas que o garantem.